O ator sueco Max von Sydow morreu neste domingo (8) aos 90 anos de idade. O anúncio do falecimento foi feito por sua família e a informação foi confirmada por sua viúva, a documentarista Catherine Brelet. A causa de sua morte, contudo, não foi revelada.
Nascido na cidade de Lund, na Suécia, Max von Sydow se destacou ao estrelar nada menos que onze filmes do cineasta Ingmar Bergman – entre eles, O Sétimo Selo (no qual jogou xadrez com a Morte), Morangos Silvestres, No Limiar da Vida, O Rosto e Através do Espelho. Em 1965, porém, Sydow chegou a Hollywood com A Maior História de Todos os Tempos, no qual interpretou Jesus Cristo. Nos anos seguintes, o ator participou de produções como O Exorcista, Três Dias do Condor, Flash Gordon, Conan, o Bárbaro e 007: Nunca Mais Outra Vez e Duna.
Na última década, Sydow chegou a fazer uma ponta em Star Wars: O Despertar da Força e ainda interpretou o “Corvo de Três Olhos” em Game of Thrones (pelo qual foi indicado ao Emmy). Além disso, ao longo de toda a sua carreira, foi indicado duas vezes ao Oscar: a primeira em 1988, por Pelle, o Conquistador, e a segunda em 2012, por Tão Forte e Tão Perto.
Divorciado da também atriz Christina Olin, com quem teve dois filhos, Max von Sydow se casou com Catherine Brelet em 1997 e com ela permaneceu para o resto da vida, tornando-se, portanto, pai adotivo de seus dois filhos, que ela tivera em um relacionamento anterior.