O ator Carl Reiner morreu ontem (29), aos 89 anos. A informação foi confirmada por Judy Nagy, sua assistente de longa data, à Variety, relatando que Reiner faleceu em sua casa, em Beverly Hills, e que sua morte se deu por causas naturais.
Tido como um dos pioneiros da comédia na TV norte-americana, Carl Reiner co-criou o programa The Dick Van Dyke Show – sitcom estrelada, é claro, por Dick Van Dyke –, o que lhe rendeu indicações ao Emmy. Ao longo de sua carreira, Reiner venceu o prêmio nada menos que nove vezes: cinco por The Dick Van Dyke Show; dois por Your Show of Shows; um pela participação especial na série Louco por Você; e outra por um especial de stand-up em 1967.
No Cinema, Reiner formou uma parceria com Steve Martin a partir do final dos anos 1970 ao dirigir O Panaca, retomando a colaboração em Cliente Morto Não Paga, O Médico Erótico e Um Espírito Baixou em Mim. Em 1997, dirigiu seu último longa, Guerra dos Sexos.
Nos últimos anos, Carl Reiner deu vida a Saul Bloom na refilmagem Onze Homens e um Segredo, retornando à franquia dirigida por Steven Soderbergh no terceiro filme, Treze Homens e um Novo Segredo. Além de pontas em séries como Two and a Half Men e Parks and Recreation, Reiner dublou, em 2019, o personagem Carl Reineroceros de Toy Story 4.
Carl Reiner fica marcado, portanto, como um dos pilares da comédia norte-americana, em particular, na TV.