O Conselho de Cinema Coreano anunciou nesta quarta-feira (21) o filme que representará a Coreia do Sul na corrida pelo Oscar: Parasita, de Bong Joon-ho (Memórias de um Assassino, Expresso do Amanhã, Okja). A escolha era até esperada, já que este foi o vencedor da “Palma de Ouro” na última edição do Festival de Cannes – isso sem contar que, de lá para cá, o longa só colecionou elogios, sendo praticamente unânime entre a Crítica internacional.
Essa é a segunda vez que um filme de Bong Joon-hoo é escolhido para representar a Coreia do Sul: em 2009, Mother: Em Busca da Verdade também foi selecionado, mas não conseguiu chegar aos cinco finalistas. Se Parasita conseguir, será o primeiro longa sul-coreano a ser indicado ao Oscar de melhor filme internacional. Aliás, aqui cabe um adendo: a partir do ano que vem, a categoria não se chamará “melhor filme estrangeiro”, mas sim “melhor filme internacional”.
Parasita ainda não tem previsão de estreia no Brasil, mas já se sabe que a distribuidora encarregada de lançá-lo por aqui será a Pandora Filmes.