A Academia Brasileira de Cinema acabou de revelar o filme escolhido para representar o Brasil na corrida pelo Oscar de melhor filme internacional (antes intitulado melhor filme estrangeiro). O anúncio foi feito pelos integrantes da comissão na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, em uma coletiva para a imprensa.
Dos 12 filmes incluídos na pré-lista divulgada na semana passada, o escolhido foi A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz (Madame Satã e Praia do Futuro). Muitos apontavam Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, como o favorito depois de ganhar o Prêmio do Júri, no Festival de Cannes, e de ser fartamente elogiado pela imprensa internacional. Mas vale lembrar, no entanto, que A Vida Invisível também foi consagrado no Festival, levando o prêmio de melhor filme na mostra Un Certain Regard. Além disso, o longa traz Fernanda Montenegro no elenco e será distribuído nos Estados Unidos pela Amazon (que também distribuiu Guerra Fria por lá).
Os diretores de Bacurau parabenizaram Aïnouz em seus perfis no Twitter. “Karim Ainouz, diretor de A Vida Invisível, é um grande cineasta brasileiro. Feliz por ele. E fica aqui um abraço pro Rodrigo (Teixeira, produtor do filme) e um beijo para Fernanda Montenegro!” escreveu Mendonça Filho, ao passo que Dornelles declarou: “Na torcida pelo A Vida Invisível, gosto muito do filme. O cinema brasileiro está de parabéns. Abraços pro Karim e pro Rodrigo Teixeira.“.
A Vida Invisível de Eurídice Gusmão estreia em 19 de setembro.