Em 21 de outubro de 1984, morria um dos cineastas mais celebrados de todos os tempos: François Truffaut. Dono de uma paixão notável pelo Cinema, o francês escreveu na conceituada revista Cahiers du Cinéma e, ao se lançar no mundo da realização propriamente dita, acabou co-fundando a Nouvelle Vague, um dos movimentos mais importantes, influentes e transformadores da História do Cinema.
Agora, para homenagear os 35 anos da morte de Truffaut, os colegas Fabrício Duque (Vertentes do Cinema) e Luiz Baez (Woo! Magazine) decidiram se unir à Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro para proporcionar aos cinéfilos cariocas uma experiência simplesmente imperdível: uma mostra que exibirá 15 filmes do cineasta ao longo de uma semana. O evento, batizado de Truffaut em 35mm – Uma Semana de Cinefilia, ocorrerá de 21 até 28 de outubro, começando no dia em que a partida do diretor completa três décadas e meia.
Como o nome já indica, a mostra exibirá diversos trabalhos de Truffaut em películas de 35mm, como ele mesmo (sim, do jeito como ele originalmente concebia suas obras). Para que o evento aconteça de fato, os organizadores precisam atingir uma meta de R$ 17 mil no Catarse – e quem puder colaborar com o projeto através de quantias pré-determinadas obviamente terá acesso a recompensas dignas de nota. O link para apoiar está aqui.
Além da exibição dos filmes, a mostra contará com debates pós-sessão e ainda distribuirá catálogos para quem colaborar (a partir de determinados valores) com a campanha no Catarse. Visualmente inspirados nas capas da Cahiers du Cinéma, os catálogos trarão diversos textos sobre as obras de Truffaut – e um deles será escrito por mim, Pedro Guedes! (Sim, estou extremamente feliz e agradecido por esta oportunidade.)
Celebração indispensável para os apreciadores de François Truffaut e do Cinema em geral, Truffaut em 35mm – Uma Semana de Cinefilia será realizada na Cinemateca do MAM entre 21 e 28 de outubro. Nos vemos por lá!