francois_truffaut_still-1280x720

Mostra homenageia os 35 anos da morte de François Truffaut

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Em 21 de outubro de 1984, morria um dos cineastas mais celebrados de todos os tempos: François Truffaut. Dono de uma paixão notável pelo Cinema, o francês escreveu na conceituada revista Cahiers du Cinéma e, ao se lançar no mundo da realização propriamente dita, acabou co-fundando a Nouvelle Vague, um dos movimentos mais importantes, influentes e transformadores da História do Cinema.

Agora, para homenagear os 35 anos da morte de Truffaut, os colegas Fabrício Duque (Vertentes do Cinema) e Luiz Baez (Woo! Magazine) decidiram se unir à Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro para proporcionar aos cinéfilos cariocas uma experiência simplesmente imperdível: uma mostra que exibirá 15 filmes do cineasta ao longo de uma semana. O evento, batizado de Truffaut em 35mm – Uma Semana de Cinefilia, ocorrerá de 21 até 28 de outubro, começando no dia em que a partida do diretor completa três décadas e meia.

Como o nome já indica, a mostra exibirá diversos trabalhos de Truffaut em películas de 35mm, como ele mesmo (sim, do jeito como ele originalmente concebia suas obras). Para que o evento aconteça de fato, os organizadores precisam atingir uma meta de R$ 17 mil no Catarse – e quem puder colaborar com o projeto através de quantias pré-determinadas obviamente terá acesso a recompensas dignas de nota. O link para apoiar está aqui.

Além da exibição dos filmes, a mostra contará com debates pós-sessão e ainda distribuirá catálogos para quem colaborar (a partir de determinados valores) com a campanha no Catarse. Visualmente inspirados nas capas da Cahiers du Cinéma, os catálogos trarão diversos textos sobre as obras de Truffaut – e um deles será escrito por mim, Pedro Guedes! (Sim, estou extremamente feliz e agradecido por esta oportunidade.)

Celebração indispensável para os apreciadores de François Truffaut e do Cinema em geral, Truffaut em 35mm – Uma Semana de Cinefilia será realizada na Cinemateca do MAM entre 21 e 28 de outubro. Nos vemos por lá!

Mais para explorar

Gladiador II | Crítica

Mesmo contado com momentos divertidos e ideias interessantes aqui e ali, estas quase sempre terminam sobrecarregadas pelo tanto de elementos simplesmente recauchutados do original – mas sem jamais atingirem a mesma força.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *