incendio cinemateca

Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Telegram

No fim da tarde desta quinta feira (29/07), um incêndio tomou um galpão contendo acervo da Cinemateca Brasileira, localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo.

O corpo de bombeiros foi acionado por volta das 18:00, e foi constatado que o galpão possuía diversos materiais inflamáveis. Estimasse que cerca de 2000 materiais se perderão neste incêndio, muitos insubstituíveis.

Abandonada a própria sorte desde que a Organização Social que a geria foi obrigada a devolver as chaves ao Ministério do Turismo em agosto de 2020, a Cinemateca Brasileira enfrenta desde a sua criação obstáculos para a manutenção, sendo, em seus quase 75 anos de existência, vítima de 4 (agora 5) incêndios e um alagamento em 2020, este responsável por destruir mais uma grande fração de seu acervo.

Os trabalhadores responsáveis pela manutenção da Cinemateca, estes também completamente abandonados financeiramente e impossibilitados de realizar checagens dentro das estruturas que compõem a Cinemateca Brasileira, já haviam avisado em um manifesto sobre todos os problemas que poderiam danificar a instituição (e levaram, como podemos observar no lastimável acontecimento de hoje), sendo completamente ignorados pelos responsáveis legais pela manutenção da Cinemateca.

Mais para explorar

Manas | Crítica

Há muitos anos uma performance mirim não me deixava sem palavras da maneira como a de Jamilli Correa aqui me deixou. E o filme ao redor de sua atuação, contudo, faz jus a essa brilhante revelação.

Emilia Pérez | Crítica

Filme de abertura do Festival do Rio 2024, Emilia Pérez é uma experiência irregular, mas que é relativamente eficiente naquele que é seu principal objetivo: envolver o espectador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *