No fim da tarde desta quinta feira (29/07), um incêndio tomou um galpão contendo acervo da Cinemateca Brasileira, localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo.
Há meses os trabalhadores da Cinemateca alertam para as consequências trágicas do desmonte da Cultura promovido pelo governo. Bolsonaro e Mário Frias são os culpados por esse incêndio! pic.twitter.com/5RtLuTQfCH
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) July 29, 2021
O corpo de bombeiros foi acionado por volta das 18:00, e foi constatado que o galpão possuía diversos materiais inflamáveis. Estimasse que cerca de 2000 materiais se perderão neste incêndio, muitos insubstituíveis.
Abandonada a própria sorte desde que a Organização Social que a geria foi obrigada a devolver as chaves ao Ministério do Turismo em agosto de 2020, a Cinemateca Brasileira enfrenta desde a sua criação obstáculos para a manutenção, sendo, em seus quase 75 anos de existência, vítima de 4 (agora 5) incêndios e um alagamento em 2020, este responsável por destruir mais uma grande fração de seu acervo.
Os trabalhadores responsáveis pela manutenção da Cinemateca, estes também completamente abandonados financeiramente e impossibilitados de realizar checagens dentro das estruturas que compõem a Cinemateca Brasileira, já haviam avisado em um manifesto sobre todos os problemas que poderiam danificar a instituição (e levaram, como podemos observar no lastimável acontecimento de hoje), sendo completamente ignorados pelos responsáveis legais pela manutenção da Cinemateca.