Oscar 2022

Oscar 2022 | Quais serão os indicados?

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Mais um ano se foi, mais um ano chegou e mais uma vez estamos em temporada de premiações, esperando a Academia de Artes Cinematográficas anunciar oficialmente os indicados ao Oscar, agora em sua 94ª edição – e o anúncio, por sua vez, acontecerá na manhã da próxima terça-feira (08). Assim, como fiz nos anos passado e retrasado (e como já costumava nos anos anteriores via Twitter), vou aproveitar o momento e compartilhar com vocês as minhas previsões pessoais acerca de quais serão os indicados a todas as categorias do prêmio.

A propósito: recentemente, publiquei também a minha lista dos melhores e piores filmes de 2021! Não que eu ache que a Academia terá o bom senso de segui-la (é complicado: eles nunca fazem o que eu sugiro), mas, de todo modo, se você tiver interesse em conferi-la, só clicar aqui.

Como de hábito, aproveito para lembrar também que os critérios que adotei para fazer estes palpites se baseiam principalmente nas premiações anteriores que ocorreram ao longo da temporada e que servem de termômetro para o Oscar – em especial, aquelas organizadas pelos sindicatos de Hollywood: PGA (produtores), DGA (diretores), WGA (roteiristas), SAG (atores), ASC (diretores de fotografia), ACE (montadores), ADG (diretores de arte e designers de produção), CDG (figurinistas), etc. Ah, sim: e não costumo levar o Globo de Ouro em consideração ao fazer estas previsões – por motivos que detalhei neste vídeo aqui.

A cerimônia de entrega dos prêmios em si acontecerá no dia 27 de março e, no Brasil, será transmitida pela TNT e pelo site oficial da Academia. Agora, sem mais delongas, vamos às minhas previsões (e um aviso: em cada categoria, os filmes estão listados em ordem de probabilidade; do que mais acho que tem chances para o que menos acho).

Vamos lá! 🙂

UPDATE (08/02/2021): agora que saiu a lista dos indicados, voltei aqui para escrever em vermelho todos os títulos que apareceram e que eu não havia previsto, além de breves comentários sobre os resultados.)

 

MELHOR FILME

Ataque dos Cães

Belfast

Amor, Sublime Amor

Licorice Pizza

Duna

Não Olhe para Cima

King Richard

No Ritmo do Coração (CODA)

tick, tick… BOOM!

Apresentando os Ricardos

Drive My Car

O Beco do Pesadelo

(Mas há fortes chances do prestigiadíssimo Drive My Car repetir o efeito Parasita e entrar no lugar deste último – o que seria maravilhoso. Bom… vacilei por ter acreditado mais nas chances de Apresentando os Ricardos (que, de modo geral, foi bem mais esnobado do que se esperava) do que nas de Drive My Car, mas ainda assim vocês estão de prova que eu acreditava, sim, numa hipótese do filme de Ryusuke Hamaguchi aparecer ali. Então errei, mas podia ter sido pior. Duro mesmo é ter que engolir O Beco do Pesadelo, mas enfim. 8 acertos em 10.)

 

MELHOR DIREÇÃO

Jane Campion – Ataque dos Cães

Kenneth Branagh – Belfast

Denis Villeneuve – Duna

Steven Spielberg – Amor, Sublime Amor

Paul Thomas Anderson – Licorice Pizza

Ryusuke Hamaguchi – Drive My Car

(De novo: há a possibilidade de Ryusuke Hamaguchi, diretor de Drive My Car, entrar no lugar de Spielberg ou Anderson. E de novo… 4 acertos em 5.)

 

MELHOR ATRIZ

Olivia Colman – A Filha Perdida

Lady Gaga – Casa Gucci

Nicole Kidman – Apresentando os Ricardos

Kristen Stewart – Spencer

Jennifer Hudson – Respect

Jessica Chastain – Os Olhos de Tammy Faye

Penélope Cruz – Mães Paralelas

(Parênteses importantes: eu diria que há praticamente 50% de chance de Jessica Chastain ficar com a 5ª vaga por Os Olhos de Tammy Faye, já que tanto ela quanto Hudson foram indicadas ao SAG. Curiosamente, Stewart, que vinha sendo apontada como favorita desde o início da temporada, não foi nomeada ao SAG nem ao BAFTA, diminuindo significativamente suas chances. Mas teimo em seguir confiando em Stewart e, entre Hudson e Chastain, decidi arriscar na primeira. 3 acertos em 5.)

 

MELHOR ATOR

Benedict Cumberbatch – Ataque dos Cães

Will Smith – King Richard

Andrew Garfield – tick, tick… BOOM!

Denzel Washington – A Tragédia de Macbeth

Peter Dinklage – Cyrano

Javier Bardem – Apresentando os Ricardos

(4 acertos em 5.)

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Caitríona Balfe – Belfast

Ariana DeBose – Amor, Sublime Amor

Kirsten Dunst – Ataque dos Cães

Ruth Negga – Identidade

Cate Blanchett – O Beco do Pesadelo

Aunjanue Ellis – King Richard

Jessie Buckley – A Filha Perdida

Judi Dench – Belfast

(Curioso: acertei que alguém seria indicada por Belfast, mas apostei na atriz errada. Mas prefiro o trabalho de Dench do que o de Balfe. 3 acertos em 5.)

 

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Kodi Smit-McPhee – Ataque dos Cães

Ciarán Hinds – Belfast

Troy Codsur – No Ritmo do Coração (CODA)

Bradley Cooper – Licorice Pizza

Jamie Dornan – Belfast

J.K. Simmons – Apresentando os Ricardos

(Outros dois que podem tomar a 5ª vaga – considerando que foram indicados ao SAG – são Ben Affleck por Bar, Doce Lar (este título…) e, não me perguntem como, Jared Leto por Casa Gucci. Não tomaram, mas errei por não prever J.K. Simmons. 4 acertos em 5.)

 

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Belfast

Não Olhe para Cima

Licorice Pizza

King Richard

Apresentando os Ricardos

A Pior Pessoa do Mundo

(É possível – não provável, mas possível – que Mães Paralelas ou A Crônica Francesa fiquem com a 5ª vaga. O impasse é que Aaron Sorkin é querido pela indústria norte-americana, mas Almodóvar e Wes Anderson obviamente não são nomes que se descarte. E também não me espantaria se Sempre em Frente (C’mon C’mon) entrasse em algum canto aí. Parece que a Academia não caiu muito na de Sorkin desta vez. E, ao mesmo tempo, aparenta ter gostado mais de A Pior Pessoa do Mundo do que se esperava. Aliás, é bom ver a presença de mais estrangeiros entre os indicados às categorias principais. 4 acertos em 5.)

 

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Ataque dos Cães

Amor, Sublime Amor

No Ritmo do Coração (CODA)

Duna

tick, tick… BOOM!

A Filha Perdida

Drive My Car

(Vamos lá: embora Ataque dos Cães tenha ficado de fora dos indicados ao WGA, não consigo pensar em uma esnobada no Oscar. Pelo menos nisso acertei. Da mesma forma, O Beco do Pesadelo foi indicado a esta categoria daquele prêmio, mas também foi uma decepção de modo geral e não vem demonstrando a força que se esperava nas categorias principais. Então, entre o filme de Jane Campion e o de Guillermo del Toro, acho mais seguro apostar no primeiro sem sombra de dúvida. Ufa! Porém, não estou totalmente certo quanto à ausência de A Filha Perdida: o longa foi esnobado no WGA, mas está tão em voga ultimamente que acho que há chances de ele ser lembrado pela Academia, sim. Eu devia ter apostado tudo nele. Assim como Drive My Car é perfeitamente capaz de ser indicado aqui. E foi… subestimei muito este filme. Por outro lado, não que eu tenha alguma ilusão de que isso vá acontecer, mas, se dependesse de mim, a animação brasileira Bob Cuspe teria vaga garantida entre os indicados a esta categoria. Infelizmente, isso nunca aconteceria. Enfim… só queria deixar registrado mesmo. Para quê? Para passar vergonha mesmo. 3 acertos em 5.)

 

MELHOR FILME INTERNACIONAL

Drive My Car (Japão)

Um Herói (Irã)

A Pior Pessoa do Mundo (Noruega)

Flee (Dinamarca)

Eu Sou Seu Homem (Alemanha)

A Felicidade das Pequenas Coisas (Butão)

A Mão de Deus (Itália)

(O esnobe a Um Herói, de Asghar Farhadi, representa uma surpresa – e, com isso, elimina qualquer dúvida de que Drive My Car provavelmente vencerá aqui. Agora, pensando melhor… aonde eu estava com a cabeça de não ter enxergado as chances de A Mão de Deus?! 3 acertos em 5.)

 

MELHOR ANIMAÇÃO

Luca

Encanto

A Família Mitchell Contra as Máquinas

Flee

Raya e o Último Dragão

(De novo: Bob Cuspe merecia aparecer aqui. Neste caso, até há uma possibilidade – muito remota – de isso acontecer, já que o longa chegou a aparecer na shortlist desta categoria. Infelizmente, não creio que vá rolar. E não rolou. 5 acertos em 5.)

 

MELHOR DOCUMENTÁRIO

Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pôde Ser Televisionada)

The Rescue

Flee

No Caminho da Cura (Procession)

The Velvet Underground

Acension

Attica

Writing with Fire

(Fiquei indeciso com relação à última vaga, mas… é Velvet Underground e é dirigido por Todd Haynes. Então, por que não? Porque não! 2 acertos em 5.)

 

MELHOR CURTA-METRAGEM

The Long Goodbye

When the Sun Sets

Seiva Bruta

Censor of Dreams

Frimas

Ala Kachuu: Take and Run

The Dress

On My Mind

Please Hold

(Resolvi apostar no brasileiro Seiva Bruta não só porque a campanha do curta está bem encaminhada, mas também porque… ora, quero ver o Brasil no Oscar! Jesus Cristo! 1 acerto em 5.)

 

MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMADO

Us Again

Namoo

A Sabiá Sabiazinha (Robin Robin)

The Windshield Wiper

Step into the River

Affairs of the Art

Bestia

Boxballet

(Mas The Musician ou Bestia podem entrar em algum lugar. “Bestia” sou eu. 2 acertos em 5.)

 

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

The Queen of Basketball

Terror Contagion

Coded: The Hidden Love of J.C. Leyendecker

Three Song for Benazir

Day of Rage: How Trump Supporters Took the U.S. Capitol

Audible

Onde Eu Moro (Lead Me Home)

When We Were Bullies

(Aí entra a história curiosa: Day of Rage nem foi planejado como um curta para ser indicado a prêmios; foi pensado e executado como… um vídeo para o canal do YouTube do New York Times – que pode ser visto na íntegra aqui. Sem passarem pelo circuito de premiações-termômetro, os responsáveis resolveram tentar a sorte inscrevendo o trabalho no Oscar e, no fim das contas, acabaram aparecendo na shortlist (lista de pré-selecionados) da categoria. Considerando a relevância irrestrita do tema do curta – a invasão dos trumpistas ao Capitólio –, acredito que ele tem, sim, alguma chance de ser pelo menos indicado. Tudo isso para chegar no fim das contas e o curta não entrar. A Academia está de mal comigo este ano. 2 acertos em 5.)

 

MELHOR FOTOGRAFIA

Ataque dos Cães      

Duna

Amor, Sublime Amor

A Tragédia de Macbeth

Belfast

O Beco do Pesadelo

(Não vou mentir: senti um aliviozinho pela esnobada em Belfast aqui. 4 acertos em 5.)

 

MELHOR MONTAGEM

Ataque dos Cães      

Não Olhe para Cima

Duna

007 – Sem Tempo para Morrer

Belfast

King Richard

tick, tick… BOOM!

(3 acertos em 5.)

 

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

Duna

A Crônica Francesa

O Beco do Pesadelo

Amor, Sublime Amor

A Tragédia de Macbeth

Ataque dos Cães

(Mas não será surpresa se Cyrano ou Cruella entrarem. Nenhum deles entrou e foi besteira minha não antever Ataque dos Cães. 4 acertos em 5.)

 

MELHOR FIGURINO

Casa Gucci

Cruella

Duna

O Beco do Pesadelo

Amor, Sublime Amor

Cyrano

(De fato, a Academia não se entusiasmou com Casa Gucci. Bom, bom. 4 acertos em 5.)

 

MELHOR MAQUIAGEM

Casa Gucci

Duna

Cruella

Os Olhos de Tammy Faye

O Esquadrão Suicida

Um Príncipe em Nova York 2

(Um Príncipe em Nova York 2?! UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK 2?!?!?!?!? 4 acertos em 5.)

 

MELHORES EFEITOS VISUAIS

Duna

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Godzilla vs Kong

Free Guy

007 – Sem Tempo para Morrer

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

(Pode ser que Matrix Resurrections fique com a 5ª posição, mas, levando em conta o fracasso retumbante do filme nas bilheterias, tendo a ficar com o pé atrás. E fiz bem: não tinha como ele entrar. E há chances de Shang-Chi ou mesmo Eternos entrarem, mas… não acho que a Academia vá lembrar destes filmes. Você lembra? Bom… parece que a Academia lembra um pouco de Shang-Chi, sim. E coitado de Godzilla vs Kong: não gosto muito do filme, mas, nesta categoria, merecia muito mais. 4 acertos em 5.)

 

MELHOR SOM

Duna

007 – Sem Tempo para Morrer

Amor, Sublime Amor

Ataque dos Cães

Um Lugar Silencioso: Parte II

Belfast

(Mas tick, tick… BOOM! tem plenas condições de ficar com a 5ª vaga. Não ficou. 4 acertos em 5.)

 

MELHOR TRILHA SONORA

Ataque dos Cães

Duna

A Crônica Francesa

Spencer

Mães Paralelas

Encanto

Não Olhe para Cima

perfeitamente possível que Não Olhe para Cima fique com a 4ª ou 5ª vaga, já que, por algum motivo que sinceramente desconheço, sua trilha anda sendo bastante prestigiada. Mas… não vou apostar, não. E ficou. Não sei por quê, mas ficou. Por outro lado, se fico triste pela exclusão de Spencer, fico satisfeito por ter acertado Mães Paralelas. 3 acertos em 5.)

 

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

“No Time to Die” – 007 – Sem Tempo para Morrer

“Just Look Up” – Não Olhe para Cima

“Dos Oruguitas” – Encanto

“Be Alive” – King Richard

“Here I Am (Singing My Way Home)” – Respect

“Down To Joy” – Belfast

“Somehow You Do” – Four Good Days

 

Recapitulando, quais filmes eu acredito que terão mais de uma nomeação?

Duna – 11 indicações (foram 10)

Ataque dos Cães – 10 indicações (foram 12)

Amor, Sublime Amor – 8 indicações (foram 7)

Belfast – 8 indicações (foram 7)

007 – Sem Tempo para Morrer – 4 indicações (foram 3)

King Richard – 4 indicações (foram 6)

Licorice Pizza – 4 indicações (foram 3)

Não Olhe para Cima – 4 indicações (acertei)

Apresentando os Ricardos – 3 indicações (acertei)

O Beco do Pesadelo – 3 indicações (foram 4)

Casa Gucci – 3 indicações (foi 1)

Flee – 3 indicações (acertei; numa conquista histórica de indicações a Filme Internacional, Documentário e Animação)

No Ritmo do Coração (CODA) – 3 indicações (acertei)

tick, tick… BOOM! – 3 indicações (foram 2)

A Tragédia de Macbeth – 3 indicações (acertei)

A Crônica Francesa – 2 indicações (foram 0)

Cruella – 2 indicações (acertei)

Encanto – 2 indicações (foram 3)

Respect – 2 indicações (foram 0)

Spencer – 2 indicações (foi 1)

Mais para explorar

Ainda Estou Aqui | Crítica

Machuca como uma ferida que se abriu de repente, sem sabermos exatamente de onde veio ou o que a provocou, e cujo sofrimento continua a se prolongar por décadas sem jamais cicatrizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *